Coordenador : Ana Lucia Abrahao da Silva
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398812.2206.29319.13092023
Departamento/Setor: MEM
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Profissionais de saúde vinculados a atenção primária em saúde que estejam atuando no combate ao COVID-19.
Local de atuação: As atividades de roda serão realizadas de forma hibrida (à dist^ância e presencial) nas unidades de saúde da atenção primária, durante a jornada de trabalho.
Objetivo
Objetivo geral: Desenvolver processos de educação permanente com ênfase na assistência e no cuidado nas redes de atenção primária em saúde. Objetivos específicos: Sistematizar conhecimentos e experiências sobre ações e processos de trabalho em equipe no atendimento de usuários; Relacionar as tecnologias de cuidado alinhadas com a clínica, empregados na prática cotidiana dos profissionais de saúde em tempos de pandemia; Apoiar as práticas de assistência e cuidado utilizadas nas experiências locais do município; Fomentar intervenções nos serviços a partir das análises produzidas com a EPS; Sistematizar as inovações no processo de trabalho das equipes de saúde, produzidas a partir da EPS.
Resumo
Este estudo toma como problema os desafios do cotidiano, em sua dimensão micro dos processos, no interior das equipes de saúde na Atenção Primária em Saúde (APS) pois, são situações em que a ação, seja ela clínica ou do cuidado exigindo por parte dos profissionais intervenções, na maioria das vezes não estruturada, implicando em reflexão constante sobre os atos e processos práticos do fazer, por parte dos trabalhadores. O objetivo deste projeto, consiste em desenvolver processos de educação permanente com ênfase na assistência e no cuidado nas redes de atenção primária em saúde. A construção deste estudo, empregará a pesquisa intervenção, que produz uma dinâmica que associa a investigação cientifica com a análise dos processos de trabalho dos envolvidos na proposta. Ao mesmo tempo em que o estudo acontece, é realizado a análise das práticas, com espaço para aprender e ensinar. Serão empregados, como ferramentas de produção de dados: o diário de campo, solicitado a todos os participantes; exploração de casos clínicos e de cuidado em roda de conversa virtual, centrada na lógica da educação permanente com profissionais das equipes de saúde. Como resultado o desenvolvimento de recursos tecnológicos para a operação do trabalho em saúde, um fluxograma analisador; perfilados pela noção de aprender a aprender, de trabalhar em equipe, de construir cotidianos eles mesmos como objeto de aprendizagem individual, coletiva e institucional, disponibilizados para a Secretaria Municipal de Saúde.